3 Dicas para transformar um hobby em negócio

Posts

Aliar um gosto pessoal ou determinada habilidade com a vontade de ter um negócio próprio costuma dar muito certo para muitos empreendedores. Grandes empresas surgiram a partir de hobbys e emergiram no mercado pela motivação de se fazer o que gosta. Transformar habilidades, paixões e hobbys em negócios, é muito viável por ter mais chances de alavancar a empresa usando a paixão como um combustível para o sucesso e por poder se divertir enquanto trabalha. Além disso, um negócio que surge a partir de algo que você gosta muito, terá um estimulo muito maior para persistir e superar todos os obstáculos.

 

Outra grande vantagem é que negócios desenvolvidos através de um hobby estão além de uma necessidade e alcançam a visão de negócio que é tão importante para empreendedores. Essa visão possibilita que o empreendedor se prepare e planeje com cuidado para abrir a empresa, pois não quer ver seu sonho fracassar. Quem concilia um negócio com uma paixão possui características bastante úteis para obter sucesso no ramo empresarial como: visão crítica sobre seu ramo de atuação, conhecimento específico, criatividade para inovar e muita dedicação por se tratar de algo que gosta muito. Se você sonha em transformar seu hobby em um negócio, confira a seguir 3 dicas valiosas para você planejar, iniciar e emergir no mercado.

 

  1. Avaliar o mercado que pretende atuar:

Essa dica vale para todos os empresários e para os que desejam aliar seu conhecimento com um negócio deve dar ainda mais ênfase para essa avaliação. Pesquise como é a visão desse mercado que pretende atuar, qual é o espaço disponível e tenha em mente que será preciso concorrer para conquistar seu espaço dentre os que já existem. Uma forma de ganhar destaque e se posicionar é trazer inovação para o mercado, além de ter uma boa qualidade no produto ou serviço que pretende prestar. Essas avaliações definirão a forma como você irá se posicionar em seu setor e principalmente permitir analisar a viabilidade que seu sonho tem para o público alvo.

 

  1. Conheça o público alvo:

Primeiramente você faz parte do público alvo já que seu negócio será desenvolvido a partir de um hobby, então a primeira pergunta a se fazer é: Eu compraria esse produto ou pagaria por esse serviço? Se sim, é porque ele tem importância no mercado para o seu público alvo. Esse público é toda pessoa que se interessa por seu hobby ou pelo produto que você irá desenvolver. Se você gosta de cozinhar comida árabe, o público alvo será pessoas que apreciam comida árabe. Porém se você tem habilidade em ensinar pratos da culinária árabe, o público alvo será pessoas que queiram aprender esse tipo de culinária.

 

  1. Aprenda e se especialize:

Mesmo um negócio que tem como base uma paixão, precisa aprender a manter-se no mercado. Será preciso realizar tarefas que podem ser chatas no que diz respeito a analises de mercado, solucionar problemas, cuidar de processos burocráticos, entre outras. Por isso é importante aprender a realizar essas tarefas, não ser apenas bom no que faz e sim saber gerenciar seu negócio. Para manter-se no mercado é indispensável que você ofereça uma excelente qualidade nos produtos e serviços prestados procurando se especializar em seu ramo para trazer inovações.

 

Veja mais dicas para tornar seu hobby um negócio lucrativo.