A importância de aplicar a Tecnologia da Informação numa cadeia de suprimentos

Posts

A Tecnologia de Informação (TI) compõe as atividades e soluções providas por recursos computacionais e é essencial utilizá-la como ferramenta e método para alcançar bons resultados com o menor custo possível. A informação é fundamental numa cadeia de suprimentos, pois é por meio dela que as organizações podem se comunicar entre si, sendo determinante para um eficiente desempenho.
A cadeia de suprimentos é uma rede de instituições que compram matérias-primas e transformam em produtos intermediários e, por conseguinte, em produtos finais, que são entregues aos consumidores por sistema de distribuição. Logo, surge a finalidade de utilizar a TI, por meio de computadores, com hardware e software, sistema de informação, telecomunicação, automação, profissionais, todos responsáveis pela coleta, análise e implementação da informação.
Com efeito, várias são as vantagens de aplicar a TI numa cadeia de suprimentos, como a redução dos custos de operações, a melhoria no acesso às informações, ocasionando relatórios precisos e acelerados com menos esforço, a melhoria na produtividade, tanto sensorial quanto global, a melhoria na tomada de decisões, através do abastecimento de informações mais concisas, o incentivo na interação entre os tomadores de decisão, a melhoria na adaptação da organização para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mudanças nos fatores ambientais e, por fim, a melhor interação entre os membros da cadeia.
Depreende-se, então, que as empresas estão recorrendo à aplicação da TI nas cadeias de suprimento no intuito de obter benefícios competitivos e automatização dos processos produtivos. Sendo assim, é uma fonte de melhorias na produtividade e na capacidade competitiva, com a possibilidade de redução de custos e velocidade na transmissão de dados. Com isso, observa-se que a mesma ajuda a superar os problemas que afetam as cadeias de suprimento, ao reduzir erros e aumentar eficiência dos processos de trabalho.
Ressalta-se, ainda, que as cadeias de suprimento enfrentam problemas, como em ordens de entrega e recebimento não cumpridas e problemas na transmissão de informações. Assim, a TI trabalha no planejamento, controle, produção e distribuição de bens e serviços ao longo da cadeia, a fim de evitar que tais problemas ocorram. Veja essa matéria sobre o mercado de trabalho da TI, clique aqui!