A Importância dos Alongamentos para prevenir dores nas costas – com Sergio Cortes

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Sentir dor nas costas é bastante comum. E não é exclusividade de quem já passou da meia idade!

Hoje em dia vivemos curvados frente aos computadores e smartfones, as dores aparecem cada vez mais cedo. É por isso que apresentamos aqui alguns fatos dados e dicas, selecionadas por Sergio Cortes, sobre a importância dos alongamentos na redução e prevenção das dores nas costas.

O ortopedista Sergio Cortes cita que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das dores nas costas podem ser prevenidas utilizando-se de alongamentos.

– Primeiro se deite de costas;

– Flexione a perna direita, deixando a planta do pé esquerdo levantada;

– Abrace a perna direita encostando-a em seu peito;

– Repita o exercício com a outra perna;

Sergio Cortes reporta uma notícia, publicada em setembro de 2014 no Portal Brasil, que dizia que muitos especialistas estão preocupados com a saúde da coluna vertebral atualmente.

Segundo a notícia, a maior preocupação é com a Lombalgia, que é toda dor que afeta a lombar baixa. Os médicos chamam a atenção das pessoas que trabalham sentadas para que elas:

  1. a) tenham uma mesa de altura adequada;
  2. b) usem uma cadeira ajustável e com encosto;
  3. c) pratiquem durante o dia alguns exercícios, alongamentos, bem como ginástica laboral;

Se ficar em pé é a regra, então ereto deves se portar.

Outra preocupação citada na reportagem escolhida por Sergio Cortes, era com relação aos trabalhadores que permanecem em pé o dia todo. Para estes a recomendação era que tentem manter a postura ao máximo ereta e procurem evitar a posição de relaxamento com os ombros para baixo ou curvados.

Os joelhos são amigos da coluna, cuide deles

Com relação aos trabalhadores que precisam levantar peso, os especialistas recomendam que ao se abaixar flexionem seus joelhos para evitar lesões por esforço. Todavia, é importante aquele momentinho de descanso para que não ocorra nem uma lesão por repetição ou torção nos próprios joelhos.

Nosso corpo foi feito para o movimento

Sergio Cortes chama atenção para os alongamentos, pois é com eles que os músculos que sustentam a coluna se fortalecem, bem como diz o dito popular: “Quem se meche não fica travado!”

Fique atento

Em caso de dores sempre procure um médico ortopedista que irá lhe recomentar os melhores exercícios para que você não se machuque.

Fazer os exercícios corretos é importante para evitar torções, lesões e mal hábitos corporais.

A temperatura também é importante. Manter as costas quentes, não é só uma figura de linguagem, lugares muito frios trazem certa rigidez aos músculos e podem causar dores. O melhor é sempre manter a temperatura equilibrada. Nem tão frio, nem tão quente.

Os ortopedistas ainda recomendam que sejam tomados os cuidados com a coluna vertebral, não só no ambiente de trabalho, mas sim, em todos os lugares, nos momentos de lazer, em casa no sofá e até no trânsito. Estando dirigindo ou sendo pedestre sempre cuide da postura.

Tendo isso em mente você evitará qualquer complicação. Na dúvida, consulte um médico.