Alternativas de investimentos, mercado de opções e mercados futuros (BM&F) para novos empreendedores

Resultado de imagem para investimento

Alternativas de investimentos

O mercado de capitais, coloca diversas modalidades e formas de investimentos, tanto que é preciso que conheçamos cada uma delas para, que possamos assim, obter melhores ganhos.

De acordo com o objetivo do investimento e de acordo com o perfil do investidor, ele poderá optar entre posições mais agressivas e mais conservadoras. Posições curtas e posições longas. Sempre é importante também levar-se em conta a relação risco x retorno. Assim, alguns investidores poderão optar pelos investimentos em cotas de clubes ou fundos de investimentos (ações). Outros podem preferir a montagem de sua própria carteira, colhendo os ativos que dela farão parte, ao invés de entregar o seu dinheiro para a gestão de algum clube ou de algum fundo.

Os mercados de opções, bem como o mercado de futuros, envolvem contratos de taxas, de índices, de commodities agrícolas e agropecuárias, principalmente. São excelentes oportunidades de investimentos, permitindo ganho ao especulador e também permitindo ao investidor que ele possa se proteger, que ele possa realmente montar uma carteira, protegendo a sua posição para as oscilações e taxas do mercado físico desses produtos.

O investidor pode participar do mercado basicamente de duas formas:

Coletivamente, através de clubes ou fundos

A outra forma é individualmente, através da montagem de sua própria carteira

Investindo coletivamente: Os interessados adquirem cotas ou fundo de investimentos de clube ou fundo de ações. Essa é uma forma de participar desse mercado.

Fundos de investimentos: Um fundo de ações, nada mais é, do que a concentração do capital de vários investidores para uma aplicação em uma carteira diversificada de títulos, valores mobiliários, contratos, índices. Em fim, uma série de derivativos, commodities que são negociadas na bolsa e poderão fazer parte desta carteira.

Não há muita diferença em investir em um fundo ou em um clube de investimentos. Nos dois casos, o investidor vai juntar o seus recursos financeiros aos recursos financeiros de outros investidores, e vai delegar a um gestor, autorizado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, a escolha da sua carteira de ativos que irão compor esta operação.

Mercado de Opções

Opções são contratos negociados nas Bolsas de Valores, que concedem a seu titular o direito de negociar algo em data futura por um preço predeterminado. As opções na verdade são direitos que garante em uma data futura, a compra ou a venda de um determinado ativo.

Existem dois tipos de opções:

• Opções de compra
  • Opções de venda

Uma opção de compra é conhecida no mercado como “Call”, garante ao seu titular o direito de comprar um ativo (uma ação base), em uma data futura com o preço já predeterminado nesse momento.

Uma opção de venda é conhecida no mercado como “Put”, garante ao seu titular o direito de vender um ativo em uma data futura, também por um preço predeterminado.

Mercado futuro: BM&F

Contratos futuros é uma modalidade bastante diferenciada do que costumamos ver na negociação de ações. É um mercado de negociações em BM&F, onde são negociados contratos futuros. Não há entrega física dos ativos no momento da sua venda, mas também não há liquidação financeira desses ativos.

Quando falamos de mercados futuros estamos falando de derivativos, mas o que é um derivativo?

Derivativo são instrumentos que derivam de um outro ativo. Podem ser por exemplo, contratos futuros de soja. Contratos futuros de soja derivam da soja como produto físico. Podem ser também opções de Petrobrás, que derivam do ativo Petrobrás (também ativo físico).

Veja também: Mercado Forex.