Construcap, uma das empresas mais produtivas do Brasil

Nomeada no ano de 2012 como a construtora mais rentável do Brasil, a Construcap é uma empresa que se destaca entre seus concorrentes na sua área de atuação. Visando atender diversos mercados sendo eles privados e públicos, em diversos segmentos como edificações, infraestrutura e energia.

A empresa foi fundada no ano de 1944 por dois engenheiros – Caio Luiz Pereira de Souza e Henrique Pegado – com o nome de Construtora Pereira de Souza. No ano de 1995, com os engenheiros – Júlio Copabianco, John Ulic Burke Junior, José Ribeiro do Balle, José Mandacaru Guerra e Iório Adami – tornou-se a Construcap Engenharia. Depois de 17 anos de existência, com a fusão da empresa Cia. Construtora Pereira de Souza e Construcap Engenharia e Comércio SA, a empresa passou a ser chamada de Construcap CCPS Engenharia e Comércio SA.

A construtora tem como 3 valores básicos: a integridade em fazer da maneira correta, a segurança do trabalho – juntamente a saúde, bem-estar das pessoas e comprometimento com o meio ambiente – e a excelência com a busca de superar as expectativas de seus clientes.

Em 2012 foi nomeada pela revista Exame, como a construtora que mais teve rentabilidade e a melhor empresa naquele ano no setor de construção. No ano de 2013, novamente pela revista Exame, a empresa aparece em 7º lugar na lista das 10 empresas mais produtivas do Brasil. Dentre suas premiações mais recentes, manteve sua colocação em 7º lugar no Ranking de Engenharia Brasileira – 500 Grandes da Construção, pela revista O Empreiteiro em 2016. E alcançou no mesmo ano a colocação de 440º lugar no Ranking Valor Econômico – As 1.000 Maiores Empresas do Brasil, onde a construtora ficou entre as 10 melhores empresas em rentabilidade, cobertura de juros e margem de atividade.

A empresa tem diversos clientes nos mais variados segmentos, tais como: Colgate, Bunge, Citroen, Carrefour, Lereoy Merlin, Mackenzie, Iguatemi, Gerdau, Galvani, Natura, Peugeot, USIMINAS, Votorantin, Vale, entre outros. E suas principais obras são: Usina da Goiasa Goiatuba (Goiás), Usina Termoelétrica Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), Aeroporto Santos Dumont, Reformas no estádio do Mineirão – Estádio Governador Magalhães Pinto, Metrô de São Paulo – linha 2 verde e linha 5 lilás, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Templo de Salomão – Igreja Universal do Reino de Deus (São Paulo).

As notícias mais recentes são do fechamento de uma joint-venture (associação de sociedades para realizar determinado empreendimento comercial com a divisão de obrigações, lucros e responsabilidade) com a multinacional Fluor Corporation. A construtora brasileira tem como intenção em relação à parceria fechada, oferecer novos serviços integrados de engenharia, construção e criação de novos projetos para empresas no Brasil. Nenhuma das duas companhias revelaram o valor do contrato.

A construtora tem projetos encaminhados para diversos setores, dentre os projetos, destacam-se a construção de 3 hospitais: um deles em São Paulo com 218 leitos, outro em Sorocaba com 250 leitos e o último em São José dos Campos com 158, totalizando a criação de 626 leitos. Com prazos de obras que variam de 30 a 36 meses para a entrega. A Construcap se mantém firme e objetivada a tornar-se a melhor em sua área.