Descubra qual é a grande aposta das instituições financeiras

Uncategorized

A fim de se adaptar aos clientes conectados, bancos ao redor do mundo têm investido em inovações tecnológicas.

As pessoas realizam várias atividades utilizando as mídias digitais e isto inclui os serviços financeiros. O chamado “on-line banking” ou “internet banking” chegou para ficar. Com exceção de algumas situações como abertura de contas e financiamentos, a maioria das transações pode ser realizada pela Internet.

No entanto, a Internet já não é mais novidade para os bancos. Atualmente, uma das grandes apostas do setor financeiro é a inteligência artificial.

Se esta tecnologia ainda não é familiar para você, continue a leitura e entenda o que é e que resultados as instituições financeiras podem obter implementando inteligência artificial.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial consiste em utilizar algoritmos que analisam informações e aprendem à medida que recebem novos dados. Dentre as ferramentas inteligentes usadas pelos bancos estão o big data e os chatbots.

Big Data

Big data corresponde a um volume de dados gigante que possibilita reunir conhecimentos úteis, obtidos por meio de processamento e análise otimizados. Esta ferramenta permite tomar decisões melhores, a partir de dados de diferentes setores e contando com a expertise de vários profissionais da empresa.

O big data representa uma vantagem competitiva para a instituição financeira, pois facilita o processo de tomada de decisões e suporta o momento de escalar o negócio.

De acordo com a IBM (International Business Machine), a implementação de big data cria oportunidades para:

  • Fortalecer o engajamento de clientes.
  • Otimizar operações.
  • Prevenir ameaças e fraudes.
  • Monetizar novas fontes de faturamento.

Chatbots

Os chatbots, como o próprio nome sugere, são robôs desenvolvidos para fornecer serviços de atendimento ao consumidor.

Visto que aprendem à medida que interagem com pessoas, seu desempenho melhora com o tempo. Além de dados de acesso por computadores ou notebooks, estes robôs também utilizam mensagens de texto de dispositivos móveis para aprender e se adaptar às necessidades dos clientes.

A presença de chatbots permite otimizar os serviços dos bancos, afinal centenas ou milhares de clientes podem ser atendidos simultaneamente.

Como exemplo de atividades que os chatbots podem realizar, tem-se o auxílio em pesquisas (tirar dúvidas, encontrar informações) e a sugestão de ações para realizar uma dada tarefa.

Dessa maneira, a inteligência artificial traz diversas possibilidades de usar dados de clientes e dos bancos para customizar o atendimento e otimizar processos das instituições financeiras. Este é um caso claro do uso da tecnologia para impulsionar o setor financeiro.