Dicas para trabalhar em casa

Posts

Quem escolher ter seu próprio negócio tem como grande desafio a escolha do local onde a empresa irá funcionar. Mesmo para empresários autônomos que passam a maior parte do tempo na rua, é necessário um local para a organização das contas, planejamento de compras, de entregas, e um espaço para a produção do que irá comercializar. Trabalhar em casa pode ser uma solução para driblar alugueis altos, sendo essa a maior vantagem. Além disso, trabalhar em casa tem como vantagem a economia em tempo e dinheiro com a mobilidade até o trabalho e a despesa com alimentação. Com o uso de poucos materiais como uma mesa, acesso à internet e uma linha telefônica, é possível atuar em diferentes segmentos empresariais, tudo sem sair do conforto de casa.

 

Existem alguns riscos e limitações que podem atrapalhar o negócio de quem não está preparado, por isso é fundamental um planejamento do local de trabalho, horários, e uma rotina de trabalho que deve ser seguida com disciplina. Além dos cuidados comuns que toda empresa necessita, é necessário dedicar-se ainda mais na organização para que tudo possa funcionar corretamente. Outro aspecto importante é separar a vida da casa com a do trabalho. Evitar misturar o ambiente profissional com problemas pessoais assim como seria feito em um outro local de trabalho, mantendo a disciplina e o cuidado para não acabar se distraindo com as coisas do lar.

 

Planejamento é essencial e estabelecer uma rotina com início, parada para almoço e fim da jornada irá auxiliar na organização do tempo dedicado ao trabalho e as tarefas domésticas. Para manter essa rotina, além de disciplina é importante manter a seriedade. Sendo assim, pequenos hábitos como vestir-se para o trabalho (uniforme se for necessário e estar de acordo com o ramo de atividade) ajuda a manter a imagem de empresa. Em determinados ramos de atuação da empresa, será conveniente um planejamento de espaço para o recebimento de pessoas que podem ser clientes ou pessoas ligadas diretamente a empresa no caso de reuniões. Para segmentos que demande uma mão de obra específica, também será necessário um local adequado para a fabricação de produtos.

 

Este modelo de trabalho é mais indicado para determinados segmentos como e-commerce e representação comercial. Outros segmentos que podem ser adaptados são artesanato e produtos alimentícios, pois demandam de pouco espaço e um pequeno cômodo para o armazenamento ou um freezer.

 

Para quem escolhe trabalhar em casa pode optar por explorar determinadas habilidades e talentos como a escrita, arte, composição de música, entre outras atividades do intelecto. Nesses casos o ambiente deve ser calmo e organizado, de forma a manter a inspiração para realizar as atividades.

 

Alguns modelos de negócios devem ser evitados bem como os que necessitem de uma linha de produção, que tenho a manipulação de produtos químicos ou que produza odores fortes, que causem grande movimentação de pessoas e barulho principalmente em casos de apartamento. Esse tipo de coisa poderá interferir na vida dos familiares e dos vizinhos. Quem deseja trabalhar em casa e mora em apartamento deve se atentar as regras estabelecidas pelo condomínio para não quebra-las e verificar se há necessidade de uma licença especifica para exercer a atividade desejada.

 

 

Veja 20 ideias de trabalho em casa.