Empreendedores não devem se prender apenas aos livros clássicos de sucesso

Posts

Quem caminha para alcançar o sucesso sabe que alguns clássicos da literatura fazem parte da leitura obrigatória, como é o caso do livro “Os segredos da mente milionária”, ou ainda do “Pai Rico, Pai Pobre”. Contudo, existem alguns livros que são pouco citados pelos empreendedores, mas que são tão bons quanto os clássicos para auxiliar nesse caminho pelo sucesso.

Hoje em dia há uma infinidade de livros sobre finança pessoal, investimentos, finança empresarial, riqueza, entre outros assuntos que atraem os empreendedores ávidos por leitura. Embora os clássicos sempre fiquem no local de destaque, alguns livros acabam nem se quer ganhando espaço para a fama diante da grande competitividade.

Um desses livros que é excelente para qualquer empreendedor, mas que não é tão famoso é o “O Investidor Inteligente”, escrito por Benjamin Graham. Conhecido por ser um dos investidores que mais teve influência no século passado, Benjamin Graham teve seu livro republicado diversas vezes após o primeiro lançamento que ocorreu em 1949.

Este é um ótimo livro para os investidores que desejam emergir no mercado de especulação, pois Graham traz um método totalmente inovador para época que permite investimentos em títulos e ações. A primeira definição do valor intrínseco partiu de Benjamin Graham, que ficou famoso por inventar um método que interpreta o real valor de cada ativo financeiro.

Já no livro “A arte de pensar claramente”, o escritor Rolf Dobelli expôs de forma clara os principais erros cometidos pelos seres humanos pela falta de percepção. Embora o livro aborda mais do que as questões financeiras, este é um ótimo exemplo de livro que ficou pouco conhecido no mundo, mas que é fundamental para a leitura de um empreendedor de sucesso. No livro, Dobelli informa através de pesquisas sobre a economia comportamental, neurociência e psicologia, apontando 52 erros que as pessoas mais cometem em relação às finanças pessoais.

Outro ótimo livro para os empreendedores que não fez tanto sucesso é “A lei do triunfo”, de Napoleon Hill. Esse livro é praticamente essencial para quem quer ter sucesso financeiro, pois trata-se dos relatos de um homem que passou 20 anos de sua vida vivendo com a presença dos 500 milionários considerados mais importantes do ano de 1908 em diante.