Empreender é antes de tudo se conhecer

Posts

Quando falamos em empreendedorismo temos a ideia de que seja um termo muito complexo e distante de nossa realidade. Mas para desenvolver algum projeto que envolva empreendedorismo é importante se conhecer e conseguir avaliar quais são as áreas possíveis de desenvolvimento. Em tempos de aumento das taxas de desemprego no cenário econômico nacional, ter alternativas para fontes de renda tornou-se algo imprescindível.

Em algumas situações podemos encontrar atividades alternativas para fomentar a renda familiar, mas que caso isso traga além do incremento financeiro um bem estar, pode tornar-se a fonte principal de trabalho.

Não é fácil mudar ou romper com a realidade posta de trabalho, nem começar de novo quando perdemos um emprego, com o qual já estávamos acostumados. Mas ai que entra as possibilidades de empreender e desenvolver projetos nos mais diferentes temas e esferas do mercado. Desde abrir uma franquia ou desenvolver uma marca, como também investir nas suas capacidades que até então eram hobbies.

Podemos elencar nossos interesses e a partir disso buscar o que o mercado se interessaria. Um bom exemplo é aquela pessoa que tem ótimo desempenho culinário e passa a se organizar e se capacitar para npoder fazer refeições e vendê-las. Ou a pessoa que domina os consertos domésticos e passa a fornecer esse serviço aos vizinhos do prédio, aos amigos ou conhecidos. A verdade é que todo mundo tem alguma capacidade que com empenho e dedicação poderá se tornar uma fonte de trabalho complementar ou principal.

Outras modalidades poderia ser aulas particulares em uma determinada área e aquele seu conhecimento tão bem aplicado em uma empresa, poderá também ser útil a graduandos ou estudantes que estão se preparando para cursar um curso superior.

Depois de identificar suas capacidades e habilidades, é importante estar atento ao que as pessoas ao seu entorno estão em busca, converse, tente identificar possíveis produtos ou serviços que seriam desejos de consumo e como aquelas habilidades podem se encaixar a sua demanda de mercado.

Depois desses parâmetros traçados, invista em sua formação, pois sempre há algo a aprender e utilize os mecanismos de propaganda. Atualmente as mídias sociais tem mostrado o grande potencial de acesso. Veja exemplos e se espelhe em quem está fazendo algo similar ao que você se propõe a fazer, mas não copie. A novidade é determinante para o sucesso, não que seja necessário inventar a roda toda semana, mas copiar produtos, serviços demonstra que você não está se dedicando ao seu projeto o quanto poderia ou deveria.

E por fim busque o máximo possível sobre o tema empreender é crescer, desenvolver-se e estar atento.