Empresa italiana construirá dois parques de energia solar no Brasil

Posts

Image result for parques solares  brasil

Um novo anúncio feito pela Enel, empresa italiana, revelou que o Brasil poderá contar com dois parques solares que serão considerados os maiores de toda a América do Sul. Segundo o anúncio, a empresa começou as obras de construção dos parques solares que serão localizados em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, e em Ribeira do Piauí, no estado do Piauí. Os dois parques juntos terão a capacidade de produzir mais de 1.150 GWh a cada ano.

O investimento feito pela Enel para a construção do parque que ficará localizado na cidade de Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, foi de cerca de US$ 300 milhões. O Banco do Nordeste (BNB) foi responsável por emprestar parte dessa quantia que foi somada a recursos da empresa para que o parque pudesse ser construído.

Somente o parque de Nova Olinda terá ao todo 930 painéis solares que ocuparam uma área total de 690 hectares. Esse parque será capaz de produzir sozinho um total de 600 GWh por ano, assim que começar a funcionar. Com a utilização do parque de energia solar de Nova Olinda cerca de 300 mil casas brasileiras serão atendidas.

Já no caso do parque que será localizado em Ituverava, localizado em Tabocas do Brejo Velho, o investimento foi maior, chegou a US$ 400 milhões. Para esse investimento a empresa contou com recursos próprios, com financiamentos cedidos pelo banco Santander e pelo Banco da China, que também quis participar dos investimentos brasileiros.

Ao todo, o parque de Ituverava terá 850 mil painéis solares que serão colocados em 579 hectares de área total. Assim que o parque de energia solar estiver funcionando ele irá atender mais de 268 mil casas brasileiras, o que é igual a uma produção de mais de 550 GWh por ano.

Para que os parques pudessem ser construídos, um acordo entre os investidores da energia solar e a CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, foi firmado, garantindo a compra de energia por um período de 20 anos. O acordo foi chamado de Power Purchase Agreement, sendo abreviado em PPA em inglês. O apoio feito pela CCEE abriu o caminho para que um novo meio de energia limpa chegue ao Brasil.