Empresária tailandesa incentiva as mulheres a persistirem no sonho

Resultado de imagem para Wandee Khunchornyakong

Wandee Khunchornyakong não corresponde ao estereótipo usual de um fundador de startups. Aos 60 anos, ela é muito mais velha do que o típico empresário em desenvolvimento de uma start-up. No entanto, em seu país de origem a Tailândia, ela era a primeira pessoa disposta a ter uma chance em uma indústria ainda em sua infância – energia solar. Na verdade, ela estava tão convencida do potencial do setor que ela saiu da aposentadoria para criar sua própria empresa.

A Tailândia, forçada a se afastar de reservas de gás natural uma vez, já foi em busca de opções para comprar energia solar de empresas privadas. Com tempo livre suficiente para examinar os números, e tendo anteriormente tido alguma experiência no uso da energia solar nas áreas rurais, a Senhora Khunchornyakong sentiu instintivamente que o setor oferecia uma oportunidade convincente.

No entanto, quando ela começou a tentar financiar seu primeiro projeto solar, nenhum banco estava disposto a emprestar-lhe o dinheiro, já que nenhum deles acreditava que poderia ser um negócio lucrativo. Em frustração, ela emitiu um ultimato a um banco tailandês que exibia um logotipo verde para indicar apoio a projetos ambientais. Ela insistiu que, se o banco não estivesse disposto a emprestar-lhe o dinheiro, teria que mudar a cor do seu logotipo.

“Ele realmente não queria mudar a cor do banco, então ele concordou em começar a falar. É assim que eu posso convencer a administração a pelo menos ouvir”. Eventualmente, o banco deu-lhe um empréstimo para 60% dos custos iniciais, deixando-a a encontrar os outros 40%.

A novidade da energia solar no país significava que nenhum dos seus amigos que haviam investido em seus empreendimentos comerciais anteriores estava disposto a emprestar seu dinheiro, então ela foi forçada a usar sua casa como garantia para fornecer o capital inicial para tirar o negócio do chão.

Uma vez que o primeiro projeto teve sucesso, ela teve um exemplo real de como o negócio funcionou e os lucros potenciais, ajudando-a a receber ajuda do Banco Mundial para obter mais recursos e expandir rapidamente.

A Senhora Khunchornyakong agora é diretora-chefe e presidente da maior empresa de energia solar na Tailândia, SPCG. A empresa que ela fundou criou milhares de empregos e opera 36 fazendas solares, gerando cerca de 260 megawatts de energia solar por ano. Mas o que diabos a fez assumir esse risco quando ela se aposentou confortavelmente?

Ela diz que era simplesmente sua convicção de que o negócio era uma boa ideia. “Você tem que acreditar em seu próprio pensamento e se você não acredita no seu próprio pensamento, quem mais irá acreditar em você?”

É uma lição que ela acredita que qualquer um, particularmente as mulheres, pode aprender, observando que muitos têm medo de assumir um risco público. No entanto, na Tailândia parece que muitas mulheres já fazem. As mulheres sênior e bem sucedidas de altitude como a Sra. Khunchornyakong são muito mais comuns do que em muitos outros lugares do mundo.

Na verdade, quase um terço dos cargos de alto nível de negócios no país são exercidos por mulheres, de acordo com o estudo recente da empresa de contabilidade Grant Thornton. O relatório coloca a Tailândia bem acima dos seus rivais desenvolvidos, como o Reino Unido, os EUA e a Austrália, em que cerca de um quinto dos cargos empresariais seniores são ocupados por mulheres.