José Auriemo Neto – sucesso no mercado de luxo das incorporações imobiliárias

Posts

Foi com 27 anos que José Auriemo Neto, filho de Fábio Auriemo, recebeu a indicação para assumir a direção da empresa familiar criada por seu pai. Exerceu com grande maestria e dinamismo, por mais de dez anos, a presidência da incorporadora JHSF, que atua nas áreas de incorporações, shoppings, propriedades (locações de prédios comerciais), hotelaria, gastronomia e aeroporto, com grande aposta no mercado de luxo. Durante sua gestão, a companhia apresentou resultados financeiros surpreendentes o que possibilitou sua altíssima valorização no mercado e a negociação de suas ações na bolsa.

Desde muito jovem Zeco, como também é chamado, se mostrou dono de uma inquietação que o levou a realizar muitos feitos, diferenciando-o de outros de sua idade. Em inúmeras ocasiões chegou a participar, como ouvinte, de discussões sobre o mercado imobiliário durante os jantares de família. Nas férias escolares fazia de tudo um pouco na companhia, inclusive acompanhar seu pai em reuniões. Aos 17 anos começou a trabalhar na JHSF desempenhando funções nos de setores de obras e orçamento. Contrariando a vontade dos pais abandonou a faculdade de engenharia no 4º ano. “Nunca gostei de estudar. Queria trabalhar”, comentou.

Casado e pai de três filhos, José Auriemo Neto, quase sempre, estendia sua jornada até os sábados, sendo alguns domingos aproveitados para voar de helicóptero em busca de novos terrenos para seus negócios.

Sua rotina na empresa variava entre reuniões com investidores e discussões sobre detalhes de projetos. Para manter o rigoroso padrão de qualidade oferecido pela empresa, no mínimo uma vez por semana, o empresário visitava pessoalmente as obras para acompanhar seu andamento. José Auriemo Neto costuma explicar seu empenho da seguinte maneira “Esse negócio é 10% inspiração e 90% transpiração”.

É possível encontrar empreendimentos realizados pela companhia em várias cidades do Brasil, e em países como Uruguai e Estados Unidos. No Brasil, uma das grandes inovações de sucesso da incorporadora está em São Paulo. Construído na Marginal Pinheiros graças a visão desafiadora de José Auriemo Neto, o Parque Cidade Jardim é um complexo que reúne em um único espaço nove torres residenciais, três prédios comerciais, um hotel Fasano e um shopping com quase duzentas lojas de alto padrão, projeto este feito pensando em oferecer comodidade e segurança para quem deseja realizar algumas tarefas de seu dia a dia sem precisar enfrentar o caótico trânsito e São Paulo.

De JHS para JHSF

Em meados da década de 90, a, até então JHS, deu origem as empresas JHSJ e a JHSF após um desentendimento entre os irmãos Auriemo. A empresa criada por Fábio e José Roberto Auriemo juntamente com mais dois sócios, atuava no setor de incorporação imobiliária e construção. Em 1998, após a cisão ocorrida em 1995, a JHSF se concentrou em seu principal negócio que passou a ser a parte de incorporação, opção esta que fez com que todas as obras da empresa fossem terceirizadas. Foi em 2003 que Fábio Auriemo passou o posto da presidência a seu filho José Auriemo Neto, que atuou nesse cargo até 2014.