Mantenha sua empresa longe de processos com um advogado para te ajudar

Posts

Não quebre a lei. Isso pode soar como bom senso, mas milhares de proprietários de pequenas empresas violam rotineiramente as leis.

Não registrar ou estabelecer de forma ilegal um negócio. Falhar em reportar os impostos de renda ou arquivo corretamente. Violação de direitos autorais, patentes ou marcas registradas, são alguns exemplos de violação da lei.

Nos olhos da lei, casos criminais podem colocar o ônus da prova no promotor, mas a maioria das questões comerciais são tratadas em tribunais de pequenas causas, onde as regras são muito diferentes.

Não é tão difícil processar um negócio, e mesmo que o caso seja arquivado, ou seja decidido a seu favor, pode custar-lhe muito dinheiro para lutar contra uma questão judicial.

Advogados podem ajudar a proteger seu negócio

É importante que você tenha alguém qualificado para ajudá-lo a configurar qualquer documento que mostre ou estabeleça como sua empresa está configurada ou executada. Isto é especialmente importante com estruturas comerciais complicadas, como empresas com parceiros ou investidores.

Apenas o que for por escrito pode ser usado em um tribunal de justiça para ajudar você ou prejudicá-lo. Usar as palavras erradas em documentos pode prejudicar seu negócio mais tarde se houver alguma luta judicial.

Muitos advogados trabalharão em contingência (eles são pagos apenas se eles ganharem uma ação judicial para você) ou podem mesmo oferecer uma consulta inicial gratuita.

Seja devidamente licenciado e registrado

Tenha no mínimo um registro de Microempreendedor Individual (MEI) formalizando todos os processos desde sempre. Informar renda, números de funcionários e tudo que estiver ligado diretamente com a parte jurídica de sua empresa, deverá ser enfatizado sempre em primeiro plano.

Cuidado para não arquivar declarações de impostos (seja em um retorno pessoal ou em um retorno comercial, e às vezes, em ambos)

Se existe dinheiro envolvido, o “Leão” quer saber

Mesmo se você não ganhar dinheiro suficiente (ou tem créditos ou deduções suficientes), você realmente não acaba pagando imposto de renda federal em uma declaração de imposto pessoal, se você receber qualquer tipo de cheque de pagamento.

Se você pagar algum dinheiro aos seus funcionários (incluindo seu cônjuge), a Receita Federal exigirá que você envie certos formulários e informações desses pagamentos.