O sucesso das franquias em meio a uma economia instável

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Em um mundo em constante movimento, e após um ano de 2016 muito difícil no setor econômico brasileiro, surge uma opção rentável para alavancar os resultados e virar a mesa em 2017. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), e publicado pelo Guia Franquias de Sucesso, demonstrou um aumento de aproximadamente 8% no mercado de franquias, ao passo em que a economia recuou algo próximo dos 3%.

Para quem não sabe, a franquia é regulamentada pela Lei Federal nº. 8.955/94, de 15 de dezembro de 1994, e consiste em um sistema de comércio onde o proprietário de uma marca (franqueador), cede à outra pessoa o direito de vender e distribuir seus produtos, sua marca e sua patente (franqueado).

Mas para isso, o franqueado deve ter alguns cuidados e saber o que está fazendo. Ele deve entender que, não é porque a marca franqueadora tem nome no mercado, que o negócio estará livre de riscos e terá garantia de sucesso. É necessário um aprofundamento no trabalho a ser executado, com dedicação e empenho. Em todas as oportunidades que tiver, o franqueador deve aprender, questionar e começar a exercitar a imaginação do que é o dia a dia – um dos grandes desafios.

Deve-se entender que o aprendizado não termina com o fim do treinamento inicial. O franqueado de sucesso amadurece e torna-se responsável pelo próprio negócio, adaptando-se ao novo mercado que o rodeia, e ao seu concorrente. Deve haver um monitoramento constante da concorrência, a fim de oferecer produtos e condições competitivas e argumentação nas vendas, para entender seus diferenciais e sair na frente.

O diálogo com o franqueador também é muito importante. A troca de experiências ajudará o negócio a crescer como um todo. Da mesma forma, há regras que o franqueado deve confiar, seguir e respeitar. Esta troca de experiências não deixa de ser uma forma de minimizar os riscos do negócio.

O franqueador deve ter, também, liderança na gestão de pessoas. Esse ponto é muito complicado, pois se está lidando com seres instáveis: os seres humanos. Desenvolver a capacidade de liderar uma equipe de franquia é um dos segredos que precisamos desvendar ao longo da jornada rumo ao sucesso.

Por isso, o franqueado deve, ainda, sempre manter os seus colaboradores inspirados e motivados, criando metodologias de valorização de sua equipe. O reconhecimento da sua marca, por meio do cliente final, também se dá em grande parte ao atendimento exemplar recebido.

Trocar o medo de riscos, por identificação de oportunidades, faz com que o negócio esteja aberto ao novo. O medo muitas vezes paralisa, e a estagnação em um mercado cada vez mais criterioso, competitivo e em constante movimento pode fazer o negócio não prosperar. É importante também lembrar sempre que o seu bem mais valioso é o seu consumidor final e por isso se deve valorizá-lo com excelência, empenho e persistência.

E por fim, grandes franqueados vivem grandes aprendizados. Portanto, se você tem ou pensa em adquirir uma franquia, boa sorte! Mas antes, pesquise bem sobre os prós e contras deste investimento. Tenha coragem, supere obstáculos e erga-se sempre que necessário. Um bom negócio começa com um bom planejamento, e a visão de empreendedorismo de seu criador.