Os prós e contras de montar o próprio negócio em casa!

Posts

 

Quem deseja abrir o próprio negócio deve tomar uma série de decisões importantes antes mesmo de dar início às atividades do empreendimento. Uma delas é decidir o local de funcionamento da empresa. Num período de crise, como a que assola o país, alugar um ponto ou sala comercial exige recursos financeiros que, no momento, o empreendedor talvez não esteja em condições de arcar. Por conta desta dificuldade, escolher trabalhar em casa torna-se opção natural para quem deseja se tornar o próprio patrão.

Existem inúmeras vantagens em montar o próprio negócio em casa. A primeira, e provavelmente mais importante, obviamente é o custo. Além da economia referente ao aluguel, também não haverá gastos com deslocamento até o local de trabalho e nem com alimentação – almoço caseiro todos os dias!

Porém, trabalhar no sistema home office também apresenta desvantagens. Dentre os cuidados que se deve tomar, é essencial que, antes de tudo, haja separação entre a vida familiar e a vida profissional. Evitar distrações com as atividades domésticas é primordial para o bom desempenho da empresa, pois ela exigirá um grau enorme de atenção e dedicação.

Dessa forma, o empreendedor deve instituir uma rotina idêntica ao dos empregos tradicionais: definir horários de início e término da jornada de trabalho, bem como as pausas para almoço ou descanso. Outro ponto importantíssimo é em relação às vestimentas: o aspirante a empresário deve estar vestido adequadamente ao local de trabalho. Ficar de chinelo, regata e bermuda apenas porque está em casa não é válido.

O empreendedor, a depender do setor do negócio, terá a necessidade de um ambiente reservado para atender clientes ou organizar encontros com fornecedores. Para tanto, o ideal seria possuir uma entrada alternativa. Quem mora em apartamento deve ainda prestar atenção às regras do condomínio. Atitudes que demonstrem esmero e profissionalismo fazem bastante diferença quando se monta o próprio negócio em casa.

Abaixo, para resumir, apresentamos uma lista indicando os prós e os contras de abrir o próprio negócio em casa:

Prós

– Custos reduzidos – ou anulados – com aluguel, alimentação e/ou transporte;

– Flexibilidade em relação aos horários de trabalho;

– Qualidade de vida por estar mais próximo à família;

– Potencial de crescimento ilimitado: você dependerá apenas de você mesmo para crescer.

Contras

– Perigo de haver mistura entre ambiente doméstico e de trabalho, especialmente em relação à parte financeira;

– Medos, dúvidas e incertezas estarão presentes pois sempre existirão fatores externos;

– Indisciplina em relação aos horários e demais responsabilidades;

– Solidão, especialmente para aqueles que estão acostumados a trabalhar com vários colegas.