Saiba o que você precisa para abrir uma startup de sucesso no Brasil

Posts

Você sabe o que é uma startup? Uma empresa jovem, com profissionais inovadores, iniciando algum projeto ou reinventando um modelo existente. É o pontapé inicial para uma empresa sustentável e altamente lucrativa.

Mas abrir uma startup de sucesso no Brasil nem sempre é fácil, e muitos fecham as portas antes de completar dois anos. É o caso de 18% das empresas no Brasil, segundo uma pesquisa feita pela Startup Farm. Outros 74% das startups brasileiras encerram as atividades após 5 anos.

A grande dificuldade que empreendedores encontram é descobrir um modelo de negócios (o que pretendem vender) para investir. Essa é a chave principal de uma startup de sucesso no Brasil, afinal, se o modelo de negócio não for repetível e nem escalável, ele não fornecerá lucro.

Quando um empreendedor pensa em um projeto ele não tem certeza se a sua ideia vai alavancar a empresa. O modelo de negócios é a forma como a empresa gera valor.

Pode ser um site que cobra por cada click em seus anúncios, um aplicativo, recargas de impressoras ou celular, assinatura de TV e revistas ou uma franquia (a receita de sucesso já existe e você paga pelos royalties pela marca).

Quando você já sabe qual será o seu modelo de negócios na startup, é preciso saber se ele é repetível e escalável. Confira abaixo o que significa esses dois termos:

Repetível

  • Repetível Você é capaz de entregar o mesmo produto de forma ilimitada sem tantas adaptações para cada cliente? Uma startup de sucesso precisa pensar na necessidade do cliente, um tipo de produto que será sempre consumido, como recarga de celular, tinta de impressora ou serviços de streaming.

startup de sucesso

Escalável

  • Escalável Para que a empresa possa ser escalável ela precisa pensar em maneiras de lucrar cada vez mais sem alterar o seu modelo de negócios e sem esquecer da necessidade do cliente. Um bom exemplo disso são as empresas de fast-food que investem em delivery. O cliente pode frequentar o ambiente, mas também pode querer o serviço entregue em casa. Fazer o atendimento por aplicativo (como whatsapp ou criar algum para o próprio negócio) também são medidas escaláveis em uma startup.

Estas foram algumas dicas sobre como ter uma startup de sucesso no Brasil. Não deixe de acompanhar nossos outros posts sobre empreendedorismo.