Sócio do advogado Ricardo Tosto lança livro com foco em contabilidade internacional

Posts

Em evento ocorrido na Livraria da Vila, no último mês de outubro (26), na cidade de São Paulo, o advogado Carlos Henrique Crosara Delgado lançou pela editora Lumen Juris, o livro “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda”. Delgado é sócio da firma Leite, Tosto e Barros Advogados, fundada pelo advogado Ricardo Tosto. A complexidade do tema discutido no livro “Os efeitos da nova contabilidade internacional na tributação da renda” é uma pauta bastante recorrente nos debates dos doutrinadores, tanto brasileiros, como internacionais. Além disso, questionamentos de grande valor e repercussão ao público jurídico estão presentes na obra.

O advogado expõe em sua obra como o International Financial Reporting Standards (IFRS) – conjunto de regras e diretrizes contábeis internacionais -, estabeleceu desafios aos especialistas em direito tributário. A razão motivadora encontra-se na análise do Código Tributário Nacional (CTN) e na Lei nº 12.973/2014, onde estão situados, além do conteúdo, o alcance e amplitude do fato gerador incidente sobre o imposto de renda.

Segundo o Delgado, o estudo do tema é primordial para que o interessado esteja apto a constatar, de modo certeiro, a renda tributária exata que passa a ser estabelecida com os novos paradigmas contábeis. Ainda de acordo com o sócio do escritório de Ricardo Tosto, desta forma pode-se garantir uma cobrança de tributos correta e com respaldo no princípio da capacidade de contribuição. A obra “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda“, possui um total de 316 páginas e encontra-se à venda na Livraria da Vila, em São Paulo, com preço de R$ 88.

Sobre o autor do livro

Carlos Henrique Crosara Delgado bacharelou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na mesma faculdade, adquiriu o título de especialista em Direito Tributário. Possui mestrado também em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP), além de possuir a titularidade do Certificate in Business Administration (CBA), ofertado pelo Ibmec-SP/Insper.

Atualmente, Delgado atua na Leite, Tosto e Barros com foco especial na área de direito tributário. Apesar disto, já esteve envolvido em outras esferas jurídicas – com atuação principalmente na área de direito empresarial -, além de ter ocupado a função de gerente substituto da área jurídica em uma empresa de grande porte. Na firma de Ricardo Tosto, o advogado teve papel de destaque na estruturação de recursos administrativos e defesas referentes à autuações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) contra entidades pertencentes a uma grande corporação do ramo sucroalcooleiro.

Sobre a Leite, Tosto e Barros Advogados

A firma de advocacia fundada por Ricardo Tosto possui aproximadamente 300 colaboradores, entre advogados e funcionários administrativos, e possui salas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre suas áreas de atuação estão: Previdenciário, Penal, Compliance, Civil, Administrativo, Ambiental, Consumidor, Trabalhista, Empresarial e Eleitoral e Político. O advogado Ricardo Tosto, em contrapartida, já foi mencionado na Latin Lawyer 250 – publicação que indica as melhores firmas de direito na América Latina.