Um bom planejamento estratégico pode alavancar sua carreira

Posts

Resultado de imagem para planejamento estrategico

Sabemos que o sucesso de um negócio depende de seus fundamentos: é preciso identificar os pontos que a empresa quer trabalhar. Em nossos projetos pessoais, como a nossa carreira, não é diferente.

A primeira coisa a se fazer ao pensar no seu desenvolvimento profissional, é identificar quais competências você precisa desenvolver. Tomados pela situação de recessão atual ou mesmo estacionados no comodismo ou mediocridade, acabamos deixando de lado a manutenção de nós mesmos, deixando aquele tal curso de especialização ou idioma pra depois, dispensamos uma pós graduação, etc.

Quando nos vemos parados assim, precisamos ter em mente que tudo que fazemos em prol de nossas carreiras, vidas profissionais, vidas financeiras, empresas e relações de trabalho, entre tantas outras pautas que um empreendedor pode ter, tudo isso é investimento, pois trará algum lucro futuramente. Portanto, investir nessas ações é sempre bom, desde que bem aproveitado. Não é necessário fazer das tripas, coração, para reciclar-se, mas é importante sempre estar em buscas de alternativas para melhorar o desempenho e aniquilar as carências.

Pra começar, faça uma identificação do que você precisa desenvolver, seja para ser um melhor líder, um melhor gestor, um melhor empresário. Pense sobre qual é o objetivo de sua carreira e com ele em mente, organize passos para ir se aperfeiçoando de forma que fique cada vez mais perto alcançar o que almeja.

Atualmente, existem diversas oportunidades para realizar cursos online gratuitos. Essa modalidade é interessante porque você pode adequar à sua rotina e criar seu próprio plano de estudos. Para quem deseja aperfeiçoar um idioma, por exemplo, essas plataformas são sempre muito eficazes. Se o que te impede de crescer é a questão financeira, capriche na busca por essas alternativas.

Para quem pode investir ou preparar-se para concorrer à bolsas, pós graduações e MBA são opções promissoras para os que desejam aprofundar-se mais em alguma especificidade de sua área ou mesmo mudar/expandir a área de atuação. Apesar de o valor desse tipo de curso ser alto na construção do currículo, só vale a pena cursá-los caso eles realmente sejam degraus certos na sua ascensão.

A inclusão da fluência em um segundo idioma em seus conhecimentos, bem como a especialização no seu ramo, é um fator que vai, sem dúvida, colaborar muito para os seus próximos passos.

Trace uma estratégia para autoaperfeiçoamento, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Desdobre quais ações precisam ser tomadas em qual espaço de tempo para que essa meta se conclua. As metas devem ser métricas para alcançar o objetivo final. Use as ferramentas gratuitas e reserve um investimento para uma aplicação mais robusta em sua carreira. Mantenha-se atualizado, competitivo e arrojado.

Aplique-se em transformar quem você é, no que você deseja ser. Veja aqui algumas dicas de conteúdo de aperfeiçoamento profissional.